Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

segunda-feira, 9 de julho de 2012

“É bom ter razão”, diz Peter Higgs





"Peter Higgs não podia estar mais contente, porque, afinal, tem razão. O físico britânico deu uma conferência, nesta sexta-feira, na Universidade de Edimburgo, na Escócia, sobre a descoberta quase certa do bosão de Higgs, feita no grande acelerador do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN). Higgs pensou na existência da partícula há quase 50 anos, mas ficou espantado que, ainda durante a sua vida, uma experiência conseguisse comprovar a existência do evasivo bosão.

Na conferência de imprensa, perguntaram-lhe o que sentia por ter razão. “Às vezes, é muito bom ter razão… Foi, certamente, uma espera longa”, respondeu o britânico de 83 anos, citado pela agência AFP.

Foi há quase 50 anos que Higgs e outros cinco cientistas propuseram a existência desta partícula. Em 1964, o físico, que trabalhava na Universidade de Edimburgo, publicou dois artigos que defendiam a existência daquilo que viria a ser conhecido por bosão de Higgs, a partícula das partículas, que dá massa às outras partículas e faz com que o Universo seja como nós o conhecemos."
...

"No futuro, disse o cientista aos jornalistas, vai continuar a viver a sua reforma. “O único problema, acho, é que vou ter de evitar a comunicação social”, atirou, bem-disposto. Tal como o bosão a que deu o nome, Higgs é conhecido por ser recatado."

Público

Publicado em 6 de Jul de 2012 

Fonte / Ver artigo completo em: http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/e-bom-ter-razao-diz-peter-higgs-1553783

Sem comentários:

Enviar um comentário