Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

segunda-feira, 9 de julho de 2012

"Nunca pensei viver este momento", Peter Higgs


... "Nunca esperei que isto acontecesse enquanto eu fosse vivo, e vou pedir à minha família que ponha champanhe no frigorífico", disse o cientista, de 83 anos, numa declaração à imprensa. 

Higgs vive em Edimburgo, a capital da Escócia, mas esteve hoje presente em Genebra, quando a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla francesa) anunciou a descoberta de uma partícula subatómica «consistente» com o bosão que tem o nome do cientista. 

"É uma coisa incrível, que isto aconteça enquanto eu sou vivo", disse Higgs, que recebeu uma ovação de pé quando chegou ao auditório do CERN. 

Higgs sentou-se, no auditório, ao lado do físico belga Francois Englert, de 79 anos, que contribui também de forma separada para a teoria. 

"Só quero dizer que os meus pensamentos vão para Robert Brout", disse Englert, em lágrimas, que louvou o terceiro cientista pioneiro, que morreu em 2011, sem ver provada a teoria.

Depois de quase meio século de investigação, e dezenas de milhar de milhões de euros investidos, os cientistas acreditam ter descoberto agora o bosão, considerado um passo essencial na explicação do nascimento do universo e de toda a natureza.

A Alemanha, o país que mais investiu no processo de descoberta da partícula, já saudou a descoberta, que Berlim considerou como histórica. 
...

Lusa / Sol

Publicado em 4 de Jul de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário