Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

sábado, 8 de setembro de 2012

Reformas na Suíça com máximo de 1700€





Vamos até Zurique...

Aqui, ao contrário de Portugal, não há reformas de luxo!

A fim de se evitar uma ruína da Segurança Social e de se  garantir uma velhice com dignidade a cada cidadão, o governo suíço criou regras, bem diferentes das que existem em Portugal:


» estabeleceu um limite máximo para as reformas - 1700€, a partir de 2011 (este é o valor máximo que qualquer cidadão suíço poderá ganhar de reforma, a partir desta data);

"Se houvesse reformas ilimitadas, em função do ordenado, reformas de 20 mil euros, é óbvio que no lado financeiro isso teria repercussões importantes. Poderia ser talvez a ruína da Segurança Social." 


»  determinou que o Estado só poderia pagar a cada cidadão uma única reforma;

- "Sim, sem dúvida. Há uma pensão de reforma."
- "Não podemos ter uma reforma como militar e como professor?"
- "Não." 


»  considerou que quem não pôde trabalhar por razões familiares, teria que ser recompensado;

"Nas pessoas que educaram crianças, há bonificações, de taxa educativa, que são rendimentos efectivos. Esse é o primeiro elemento que irá permitir calcular a reforma e dar rendimentos a uma pessoa, mesmo que não tenha trabalhado." 


» decidiu que as contribuições efectuadas durante o casamento seriam divididas pelos cônjuges, antes da atribuição da reforma;

"Vamos partilhar os rendimentos dos dois cônjuges durante o casamento."
- "Também em caso de divórcio?"
- "Sim, também." 


» deliberou que os PPR - Planos de Poupança Reforma seriam obrigatórios.

"...os PPR - Planos de Poupança Reforma são obrigatórios e constituem um segundo pilar e aí sim, quem mais descontar, mais vai receber um dia. O importante é que o Estado garanta o essencial aos aposentados mais carenciados, evitando a pobreza na velhice."


Desta forma, sempre sobra dinheiro para ser distribuído pelos cidadãos que ganham as reformas mais baixas.

"Sim, até sobra dinheiro que é distribuído pelas reformas mais baixas, após uma avaliação, das despesas do aposentado. Claro que vamos examinar a renda, um montante para as necessidades diárias, vemos se o beneficiário tem dívidas, pensão de alimentos, etc."


Aqui sim, o cidadão é tratado com respeito e não tem que temer o futuro!

"Garantir uma reforma com dignidade, ou seja; com casa, com uma boa alimentação, com cuidados de saúde e até, algum dinheiro para gastar, em vez de premiar com reformas de milhares de euros quem já ganhou muito durante toda a vida. Na Suíça é assim!"

Em Portugal, a vida está sempre do lado dos mais fortes... Enquanto uns ganham reformas de luxo e/ou acumulam reformas de luxo (depois de já terem tido uma vida de luxo, enquanto trabalhadores), outros passaram vidas de sacrifício, ganhando como recompensa, reformas de miséria, que os empurram diariamente para as lixeiras e para as portas das instituições de caridade, para matarem a fome!!!

Como cidadã, SINTO PROFUNDA VERGONHA DE SER PORTUGUESA, cada vez que saio à rua e vejo jovens, pessoas de meia idade e pessoas já com muita idade, remexendo os contentores do lixo, fazendo fila às portas dos refeitórios das instituições de caridade e dormindo nas ruas. E são cada vez mais as pessoas / famílias que vivem desta forma... ISTO NÃO É VIVER!!!

Pergunto a mim própria muitas vezes... Como é que os nossos membros do governo não sentem vergonha por terem cidadãos portugueses a viver nestas condições? Como é que eles conseguem pousar a cabeça na almofada diariamente e dormir profundamente, sem qualquer peso de consciência? Será que têm consciência? 

E não venham dizer, que é a "CRISE", que tem que ser assim, pois aqui temos um exemplo aplicado pelo governo suíço, que nos mostra que há soluções! O que é preciso é VONTADE e INTEGRIDADE!

Sem dúvida, "um país bem diferente do nosso..."


Divulguem! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário