Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

domingo, 21 de outubro de 2012

Gato eutanasiado só porque o dono não tinha dinheiro






"A Humane Society, no Arizona, está sob fogo das criticas após ter eutanasiado um gato de 9 meses, apenas porque o dono não tinha dinheiro para pagar o tratamento médico para um corte provocado por uma cerca de arame farpado.

Daniel Dockery (na foto) tem 49 anos e está em reabilitação de toxicodependência. Scruffy, o seu gato que tinha apenas 9 meses, foi descrito por Dockery como tendo sido uma grande ajuda na sua reabilitação para se afastar da dependência de heróina e graças à companhia do felino, bateu o seu record pessoal sem consumir qualquer substância, mais de um ano."
...

Publicado em 2 de Janeiro de 2012
 


Eutanásia ou assassinato?

Nos comentários deste artigo referiram que o nome correcto para o que se passou neste caso, não era eutanásia, mas sim ASSASSINATO, afirmação com a qual concordo plenamente! A eutanásia é feita nas clínicas veterinárias, quando o animal está muito doente, em grande sofrimento e sem hipóteses de cura, mas SEMPRE com A AUTORIZAÇÃO DO DONO DO ANIMAL.

Não tenho acesso a mais informação, para além do que está citado acima, para confirmar a veracidade desta informação, no entanto se isto realmente é verdade, isto é muito GRAVE, pois a "Arizona Humane Society" NÃO TINHA O DIREITO de MATAR este animal!!! Se não queriam aceitar os dados do cartão via telefone ou não queriam tratar este animal porque o cliente não tinha dinheiro para pagar, então, deveriam ter devolvido o gato ao seu dono, visto que não queriam ajudar o animal, sem ser a troco de dinheiro. Assim, o dono do gato TERIA TIDO A OPORTUNIDADE DE buscar auxílio em instituições de protecção animal, amigos, familiares ou outros que o pudessem AJUDAR A AJUDAR o seu gato.


Um Seguro de Saúde Animal poderá ser uma solução para evitar situações como esta?

Comentaram também que um seguro de saúde animal poderia ajudar a evitar este tipo de situações e que é comum as pessoas desconhecerem os reais custos a que poderão ficar sujeitas, com a decisão da adopção de um animal de estimação...

Os seguros são um NEGÓCIO, são pensados para dar lucro às seguradoras, por isso as mesmas impõem diversas condições e preços.

Reflectindo sobre a situação económica actual do país... Quem é que terá possibilidades económicas para aderir a um seguro de saúde animal para os seus animais de estimação? Será a maioria dos cidadãos? Se uma grande parte da população não tem possibilidade de aderir a um seguro de saúde pessoal, como terá possibilidades económicas para aderir a um seguro de saúde animal para o(s) seu(s) animais de estimação?

As seguradoras só fazem seguro de saúde animal para animais que se enquadrem nas condições que elas determinam, o que significaria que a muitos donos seria RECUSADO o direito de adesão a um seguro de saúde para animais domésticos. Por exemplo, a "Fidelidade Mundial Seguros", faz seguro para cães e gatos que "tenham no mínimo 3 meses e no máximo 2 anos de idade" e que "gozem de boa saúde e não padeçam de qualquer incapacidade física, ferimentos ou outras perturbações, sendo obrigatório o preenchimento do questionário clínico constante da proposta de seguro" entre outras, como poderão verificar nesta página:

Seguro de Protecção a Animais Domésticos (cães e gatos)
Fidelidade Mundial Seguros
http://www.fidelidademundial.pt/pt/particulares/animais/animais-domesticos/Pages/PrecoseCondicoes.aspx

Assim sendo, não me parece que um SEGURO DE SAÚDE ANIMAL seja a solução para impedir que situações como esta ou outras relacionadas com a falta de meios económicos dos donos venham a verificar-se em Portugal.

Muitas pessoas que hoje estão desempregadas ou em situação de falência pessoal, são pessoas que no passado tinham estabilidade económica, que lhes possibilitava adoptar animais, estando conscientes dos custos que poderiam ter que suportar quando fizeram a adopção... O que elas não poderiam prever é que mais tarde o país ficasse na situação de FALÊNCIA ECONÓMICA em que se encontra actualmente, pois não foram elas que descapitalizaram o país. Elas não são os RESPONSÁVEIS pela situação actual, mas sim as VÍTIMAS da mesma! Por isso, se estas pessoas cumpriram todas as suas obrigações enquanto trabalharam, pagando religiosamente os seus impostos, hoje deveriam ter direito a ser ajudadas, se os seus animais de estimação adoecerem e não tiverem dinheiro para os tratar!!! Mas, infelizmente não é isso que está a acontecer...

Já faz muito tempo que o Estado deveria ter criado uma espécie de SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE ANIMAL, que garantisse a todos os donos de animais de estimação, DE TODAS AS CLASSES SOCIAIS, a assistência de saúde aos seus animais de estimação, comparticipando as despesas de saúde destes, SEGUNDO OS RENDIMENTOS DOS DONOS (que se poderiam comprovar facilmente através da declaração de IRS dos mesmos).

Se no nosso país existiu dinheiro para comprarmos submarinos, para construirmos MUITOS estádios de futebol, se durante anos alimentamos as PPPs, os institutos, as fundações fantasma e outros do género, porque é que nunca houve dinheiro para os animais? Pois é...

Parece-me que se alguém precisar de ajuda neste momento para tratar do seu animal de estimação, só poderá contar com a ajuda dos seus familiares, amigos, associações de protecção animal e veterinários que por amor aos animais, não se importem de tratar estes a preços muito baixos ou mesmo gratuitamente, caso os donos não tenham recursos económicos...

 
Convido-os a lerem este meu post:

Quer realmente ajudar os animais? Então, comece por ajudar as pessoas! 
http://euprocuroeuencontro.blogspot.pt/2012/09/quer-realmente-ajudar-os-animais-entao.html 

2 comentários:

  1. Esse mundo humano mercantilista está promovendo SAARAS,
    DESTRUIÇÕES E SE AUTO DESTRUINDO E TUDO EM NOME DO FAMIGERADO CIFRÁO.
    A história do passado das civilizações ainda não serviu de lição ao presente e uma maioria caminha a passos largos ao abismal sentimento do,SE TEM CONSEGUE SE NÃO..........
    Quando a ciêcia moderna está tentando atraves de contato com doentes e animais, em hospitais e outros orgãos de saude,a reabilitação de pacientes e está dando resultados benéficos pois muitos internos melhoram seu estado de saude,por lado contrário as clínicas mercantis só pensam na moeda pois ali parece ser um cofre e não um local de salvar vidas.
    Mas,culpa temos nos os humanos pois enquanto não aprendermos que nossos representantes de governos são de nosso próprio meio e que devemos analisar muito bem a estes para que nos sirvam e não a eles próprios,os animais continuarão em seus sofrimentosentão, leis severas contra a crueldade animal só pode surgir de mentes mais espiritualizadas e não de mentes politicalizadas,esta diferença é enorme,é como agua podre estagnada para um mundo de aguas LÍMPIDAS.

    ResponderEliminar
  2. Ira, infelizmente é verdade o que afirma! No mundo actual o que interessa é o LUCRO!!!

    Na nossa sociedade a assistência na saúde tem grandes diferenças, dependendo se estamos a falar de alguém que pertence à classe alta, à classe média ou à classe baixa, ou seja; há cidadãos de 1ª, cidadãos de 2ª e cidadãos de 3ª categoria... E lamentavelmente, este modelo repercute-se igualmente na assistência que é dada aos animais, dependendo se estamos a falar de animais de 1ª (adoptados por pessoas de classe alta), animais de 2ª (adoptados por pessoas de classe média), animais de 3ª (adoptados por pessoas de classe baixa) e por fim, temos os animais de 4ª categoria, que são os ANIMAIS DE RUA, que por não terem um dono, não têm direito a algo e qualquer um se julga no direito de fazer o que quiser com eles!!!

    Muito amor, muito amor aos animais, mas NEGÓCIOS à parte... Pois é... Mudam-se os tempos, mas NÃO SE MUDAM AS VONTADES!!!

    Um abraço!

    ResponderEliminar