Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Pedido de ajuda cadelinha encontrada / abandonada


Recebi este apelo por email...
















"Olá boa noite,

Há cerca de 1 semana verifiquei que nas redondezas de uma moradia perto de minha casa (S. Pedro da Cova - Gondomar) andava uma cadelinha de porte médio, pelo curto/castanho claro. Falei com algumas pessoas moradoras nos arredores que indicaram que vêm regularmente a cadela naquele local desde há 3 semanas para cá.
Alguém lhe deixa comida e bebida, pelo que indicou uma das moradoras - talvez pelos donos de uma moradia anexa ao local que a cadela frequenta. Ainda não consegui falar com eles para tentar averiguar mais alguma informação sobre esta situação, mas no momento, ou a cadela anda perdida ou foi abandonada. Encontra-se assustada e com receio da aproximação dos humanos.

 
No local, encontra-se comida e bebida de momento. Vou tentar verificar se pelo menos comida e bebida continua disponível para a pequena na medida do possível, mas, infelizmente, não tenho possibilidades de adoptar a mesma, tendo já um cãozinho e gatinho a meu cuidado. Para além disso encontro-me desempregado de momento, e partilho o terreno onde vivo com mais duas habitações/famílias, logo, tentar albergar o animal quando as opiniões relativamente a estes por vezes são tão dispares, torna-se muito complicado, senão impossível mesmo! Tudo isto complica ainda mais essa possibilidade da minha parte.


Já por mais do que uma vez tive necessidade de afastar caracóis e lesmas do local onde se encontra o recipiente de comida e do próprio recipiente...


A cadela parece-me muito meiguinha e familiarizada com pessoas, apenas se encontra naturalmente assustada. Por vezes anda errante no meio da estrada, à chuva sem saber para onde ir.  Encontra-se em risco de atropelamento. 

Normalmente vejo-a sempre junto a uns colchões velhos que se encontram no local (completamente encharcados nesta altura) e a mesma nem abrigo procura da chuva - o que me faz querer ainda mais que foi abandonada à pouco tempo, pelo estado de desorientação que apresenta. Quando me vê (lhe vou levar alimento) salta dos colchões e chora, talvez um pouco por receio que lhe faça mal e um pouco como pedido de ajuda...

O mais trágico desta situação é que esta cadelinha seria relativamente fácil de resgatar, uma vez que se encontra sempre no mesmo local. Apesar de precisar de pelo menos dois, três dias para que lhe merecesse confiança para tentar um resgate (encontra-se muito assustada).


Já falamos com pessoas ligadas a associações da zona do grande Porto e arredores, que me dizem tentar ajudar na medida do possível, não podendo de momento acolher mais animais (estando as mesmas a abarrotar de casos semelhantes tristemente...). Talvez surja num futuro próximo alguém interessado em adoptar esta linda menina, reunindo as condições, a vontade e o amor indispensáveis para que tal suceda.

Venho por este meio pedir o favor - se possível -  de divulgarem esta informação na esperança que se encontrem perspectivas de adopção para a pequena ou até mesmo um eventual abrigo para esta menina. Bem sei que a vossa área de intervenção não é a mesma, mas uma vez que a ajuda é pouca, venho tentar alargar as possibilidades de ajudar esta menina...
Não sei que mais fazer... Já coloquei anúncios no site encontra-me.org, já coloquei avisos nas clínicas veterinárias da zona, já enviei o apelo a todos os meus amigos/conhecidos... Se surgirem interessados e não possam deslocar-se para recolher a cadela, eu próprio poderei transportar a mesma até eles, sem qualquer problema.


Doí-me o coração observar os animais ao abandono pelas ruas deste mundo sem poder fazer nada para ajudar... doí ainda mais passar todos os dias por este local e ver esta cadelinha em especifico ali entregue ao triste abandono de alguém que - certamente - não mereceu o amor que a pequenina lhe confiou...


Seguem em anexo as fotos possíveis que consegui tirar (uma vez que está muito assustada, não permite aproximações e foge para a rua).


Por favor, passem a informação a quem conseguirem.
 

Telf: 224633346
Tel: 917010413
Ricardo silva

Fico muito grato a quem mereça a atenção.

 

Obrigado a todos."



Ver últimas notícias - informação actualizada em :


Pedido de ajuda cadelinha encontrada / abandonada - Actualização (10, 11 e 18 de Abril de 2013)

1 comentário:

  1. Última informação que recebi por email...

    "Mantém-se urgência em FAT/ADOTANTE.
    Porque o inesperado aconteceu, por obra de um ser humano insensível!
    Para divulgação, partilho atualização (seguida do apelo original) do Ricardo, protetor desta cadelinha AMOROSA."

    ATUALIZAÇÃO DE 8 ABRIL:

    "Mais do que nunca pede-se divulgação desta cadelinha para FAT ou ADOÇÃO.

    A sua proteção tem sido trabalhosa, mas tinha tudo já organizado conforme foi divulgado (apelo anterior com toda a informação segue abaixo).
    A cadelinha tinha a sua captura prevista pois já tinha a sua esterilização marcada pela Pata Vermelha e que foi até antecipada para dia 10 de abril. Mesmo sem FAT nem adotante, pelo menos seria esterilizada, o que tem o seu grande valor preventivo.

    Tudo certo, até que um morador da zona se ofereceu para ajudar a capturar a cadelinha. A sua oferta foi aceite. E eis que o tal morador apanhou a cadelinha, meteu-a em sua casa, chamou o canil e ela foi levada!

    Salienta-se que o canil apenas fez o que lhe "competia". Nada se aponta à atuação do canil, nada! Não há qualquer represália em relação ao canil.
    Mas este morador teve uma frieza incrível, foi autor de um ato cruel!!! Este homem, à traição, impediu que esta cadelinha recebesse a ajuda que lhe estava a ser proporcionada com tanto empenho e dedicação. Por obra dele, a cadelinha agora está no canil!

    O esforço está a ser canalizado para que a cadelinha saia do canil assim que possível. A situação está a ser trabalhada e gerida com prudência para que tudo corra bem neste "resgate" do canil.

    Mas mais do que nunca, um acolhimento (provisório ou definitivo) é urgente!
    É a oportunidade única que esta amiguinha terá: saída do canil, após esterilização, a aposta é que neste tempinho já tenha uma FAT ou ADOTANTE à sua espera. Caso contrário... ficará na rua de novo porque não há recursos para lhe valer mais.

    Contactos:
    Email: midao_ricardo@hotmail.com
    Tmv: 917 010 413
    Zona do Porto

    MUITO OBRIGADO,

    Ricardo Silva"

    ResponderEliminar