Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Let´s Make Money (Legendado em Português)






Título Original: Let´s Make Money
Ano de Lançamento: 2008
País: Austria
Realizador: Erwin Wagenhofer
Género: Documentário
Duração: 110 minutos
Classificação IMDB: 7.5


Ver toda a informação (pessoas entrevistadas, sinopse e outras): http://en.wikipedia.org/wiki/Let%27s_Make_Money






Disponível também no Vimeo (legendado em português): http://vimeo.com/35452737


Através das várias entrevistas que são feitas a várias personalidades (economistas, gestores de investimentos, políticos, etc) e das várias visitas a diversos países (Singapura, Burkina Faso, Índia, EUA, Espanha, Inglaterra e a ilha de Jersey), Erwin Wagenhofer consegue mostrar-nos como nasceu, como se desenvolveu o actual sistema financeiro global e como é que este, através dos princípios do neo-liberalismo (com origem nas ideias de Hayek), consegue gerar uma tremenda riqueza para uma pequeníssima parte da população e uma tremenda pobreza e sofrimento para a restante população nos diversos países do mundo.


Não pude resistir a transcrever...

"O Consenso de Washington data dos anos 70, quando o Fundo Internacional Monetário (FMI) e o Banco Mundial se apoiaram neste projecto com quatro linhas de pensamento chave:

1º - Desregulamentar os mercados financeiro mundiais (por outras palavras, permitir que o capital flua livremente entre os países);

2º - Liberalizar os fluxos comerciais (por outras palavras, romper todas as barreiras comerciais que tinha sido cuidadosamente colocadas, durante muitas décadas, pelos países em via de desenvolvimento, para protegerem as suas próprias indústrias);

3º - Romper completamente os Estados, para reduzir a capacidade de intervenção dos mesmos (por outras palavras, abater os impostos para que os Estados não pudessem intervir, para protegerem os seus cidadãos);

4º - Requerer aos Estados que privatizassem as suas indústrias (num país isso foi feito de tal forma para se assegurarem que à medida que as empresas fossem privatizadas, fossem vendidas abaixo do seu valor real a investidores externos). 

Estas são as quatro linhas de pressão política, que vêm do FMI e do Banco Mundial, o que as pessoas chamam de "Neo-liberalismo"."

"Uma das coisas que achei mais peculiares sobre trabalhar na indústria dos serviços financeiros foi a cultura dos trabalhadores em si. Muitos deles são pessoas muito inteligentes, advogados, contabilistas, banqueiros, altamente treinados através das universidades, pessoas muito privilegiadas. A sua grande maioria odeia os seus trabalhos, os trabalhos são aborrecidos, repetitivos, estúpidos, mas o salário é fantástico! Eles sabem que o trabalho que fazem não vale nada. Eles não criam qualquer valor em nenhum sentido económico desse termo. O que eles fazem é permitir que o capital, que é criado num país e acumulado noutro país, fique concentrado nas mãos de uma minúscula elite da população mundial, talvez não maior do que 3%, possivelmente ainda menor."

"Estima-se que actualmente 11,5 triliões de dólares de riqueza privada sejam geridos em "off-shore" evitando-se o pagamento de impostos nesta situação... Se essa riqueza estivesse a juros até mesmo com uma percentagem modesta, digamos 7% e se o rendimento ficasse sujeito a impostos com um taxa modesta de 30%, os governos do mundo teriam um rendimento adicional de 250 biliões de dólares por ano que poderiam gastar para aliviar a pobreza..."


Este documentário é sem dúvida um excelente trabalho que deveria ser visto por todos os cidadãos do mundo, pois é tremendamente esclarecedor! Para quem estiver interessado em conhecer em profundidade o mundo em que vive, recomendo vivamente!
Divulguem!

Sem comentários:

Enviar um comentário